Lula cobra ministros por vazamento sobre Janja e gera novo clima tenso na Esplanada

RIO DE JANEIRO, BRAZIL - DECEMBER 07: Brazilian President Luiz Inacio Lula da Silva attends the 63rd Summit of Heads of State of Mercosur and Associated States at Museum of Tomorrow on December 07, 2023 in Rio de Janeiro, Brazil. (Photo by Buda Mendes/Getty Images)
Getting your Trinity Audio player ready...
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retornou da China nesta semana trazendo consigo mais do que acordos diplomáticos: um novo clima de tensão dentro do governo. O motivo foi o vazamento à imprensa de uma informação que expôs negativamente a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, durante jantar com o presidente chinês Xi Jinping.

A situação veio à tona após reportagem da colunista Andréia Sadi, do G1, revelar que Janja causou desconforto ao abordar o presidente da China sobre o suposto favorecimento da extrema-direita pelo algoritmo do TikTok — tema considerado sensível e fora da pauta oficial do encontro.

Ainda na China, durante coletiva na terça-feira (13/5), Lula criticou publicamente o vazamento, afirmando que um de seus ministros teve “a pachorra” de divulgar o conteúdo da conversa. O presidente defendeu Janja, dizendo que foi ele quem iniciou a pergunta sobre o TikTok, e que a primeira-dama apenas completou sua fala. “Ela não é cidadã de segunda classe”, declarou Lula, demonstrando contrariedade com a repercussão do episódio.

Receba as novidades mais quentes do mundo da música!
Fique por dentro dos lançamentos, bastidores e curiosidades dos artistas que você ama.
Participe da nossa Comunidade no WhatsApp.

Leia mais